Review Thursday #1 - Resenha de Axolotle Atropelado

quinta-feira, 10 de novembro de 2011


Axolotle Atropelado
Autor: Helene Hegemann

Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570588
Ano: 2011
Páginas: 208

Pra ler ouvindo:
The Distillers - City of Angels
Queens of the Stone Age - Feel Good Hit of the Summer
The Sex Pistols - Pretty Vacant
Queens of the Stone Age - Sick, Sick, Sick










Resenha:


É um livro confuso, que beira ao surrealismo e, caso você não seja um adolescente rico, drogado e jogado nas ruas que são palco da cena underground de Berlim, vai lhe parecer mais irreal e fantástico do que qualquer livro sobre criaturas mágicas. É um livro onde não importa pra que lado você olhe, nunca vai se identificar com alguma das personagens e muito menos ter afeição a qualquer uma delas. Mifti, nossa protagonista de 16 anos totalmente perdida, após a morte da mãe tem uma vida que não se parece em nada com a de outras garotas de 16 anos por aí. O axolotle, a pequena salamandra que dá nome a este livro é um retrato dela e de todos os que a cercam: é um animal que nunca sai do seu estado "adolescente".

Não me surpreende que tenha tantas criticas negativas, pois não é um livro de fácil compreensão. Mistura gírias, linguagem complexa e passagens em inglês, além de ser brutalmente desconexo. É impossivel compreender o livro se você observar de fora, esperando que a narradora te entregue descrições precisas e que te façam compreender seu mundo. Ela simplesmente te joga numa realidade desconhecida, com suas viagens e reflexões causadas por toda a sorte de substância ilegal.Se você não for, ao menos durante a leitura, um adolescente drogado em Berlim, nunca vai entender suas entrelinhas e pensamentos desconexamente drogados. 

Pra quem procura uma leitura leve e descompromissada, dê meia volta e pegue outro livro. São 208 páginas com peso de 600 ou mais, e muitas passagens lidas e relidas para perceber se aquilo realmente aconteceu ou foi só mais uma metáfora ou viagem (e muitos trechos que, para os de estômago fraco, será uma tortura para ler). Ainda assim, recomendo. Um livro forte, que faz juz a toda polêmica a sua volta.

3 comentários:

  1. Oi... que fofo o seu blog, amei :))

    Gostei da resenha, foi muito sincera haha
    Esse é um livro que eu nunca vou ler! Obrigada por me alertar! srsr

    Visita meu blog também?
    http://eraumavez-livros.blogspot.com/

    Bjinhus... o blog tá lindo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra ler, parece ser no mínimo interessante!

    ResponderExcluir
  3. O livro é controverso, mas eu pessoalmente gostei. É realmente bem diferente e não é pra "todo mundo" meeesmo, eu recomendo.

    ResponderExcluir

Blog contents © The Neon Lightning 2012. Blogger Theme by Nymphont.