[Dia 3/Desafio] Resenha - A Guerra dos Tronos

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012



A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo (Livro Um)
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
ISBN: 9788562936524
Ano: 2010
Páginas: 591


Pra ler ouvindo:Björk - Hunter, Rasputina - A Retinue of Moons/ The Infidel is Me, Antonio Vivaldi - Winter (HAHAHAH)




Resenha:



Com uma narração singular, o épico centrado em jogos políticos entre coroas e com 591 páginas que parecem mil, não vou mentir, assusta a primeira vista. Mas, assim que a leitura se inicia ele surpreende e muito.


Desde que Eddard Stark, lorde de Winterfell, é chamado por seu amigo (e rei) Robert Baratheon para assumir o cargo como Mão do Rei após a morte repentina de Jon Arryn, toda a sua vida começa a virar uma avalanche desencadeada por conspirações políticas e jogos de tronos e sua família é posta a perigo. Guerras entre reinos, conspirações e tramas políticas ocorrem em um lugar onde o verão dura anos e o inverno mais ainda. E ele está chegando.


Visto como o novo Senhor dos Anéis, acho-o um épico de mesmo peso. A narração mostra pontos de vista de diversas personagens porém não as acompanha especificamente, apenas continua do tempo onde a outra narração (vista por outra personagem) parou no capítulo anterior, tornando a narração linear e sem precisar explicar o que todos estavam fazendo o tempo todo. Isso auxilia tremendamente o leitor a perceber como foram refletidos os acontecimentos na vida de cada uma delas sem perder tempo descrevendo a mesma coisa mil e uma vezes com diferentes ângulos. Da minha parte, achei genial.


As personagens merecem destaque. São bem desenvolvidas, distintas e marcantes na história o que facilita a nossa vida pois mesmo com a quantidade, dá pra gravar bastante os nomes da maioria delas. O grande problema é lembrar a quais casas elas pertencem (e que os sete deuses abençoem o apêndice no final do livro que explica isso bem direitinho) e a quem essas casas são leais ou não, mas até a metade do livro tudo fica bem claro. As personagens são muitíssimo bem construídas, e evitam aquela divisão entre “bons” e “maus”. Cada um tem seus motivos para ser uma peça nesse grande xadrez que são as guerras de tronos: Seja honra, lealdade, vingança, ambição, paz ou morte. Gostei muito dessa visão mais humana das personagens, e é incrível se afeiçoar a eles com todos os seus defeitos e falhas, virtudes e glória. E odiá-las por inteiro também.


É um livro agradavel e muito fluido, apesar do tamanho. As descrições são feitas na medida certa e o sentimento geral é de ansiedade para saber o que acontece a cada uma das personagens quando o capítulo delas se encerra. É para ser lido com calma e atenção aos detalhes, pois todos eles valem muito a pena e podem tornar-se algo grandioso depois. George R.R. Martin definitivamente soube como escrever magistralmente uma história tão rica e tão cheia de cenários e tramas entrelaçadas. E, lembrem-se, o inverno está chegando.
“O Alto Septão disse-me uma vez que à medida que vamos pecando, assim sofremos. Se isso for verdade, Lord Eddard, diga-me... por que são sempre os inocentes a sofrer mais, quando vocês, os grandes senhores, jogam o seu jogo dos tronos? Pense sobre isso, se quiser.”

6 comentários:

  1. Cara, parabéns pela resenha, simplesmente tenho medo de encarar esse livro, não estou conseguindo me focar muito na leitura com a correria, é tenso :X Mas Obrigado pela injeção de entusiasmo, vamos ver se consigo ler em breve :D

    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. É um excelente livro!
    Infelizmente ainda não o terminei. ç_ç
    Como assisti primeiro à série (que ficou incrivelmente perfeita comparando ao livro, ficou muito completa), há pouco tempo, ficou meio boring pegar toda a história novamente...
    Mas é um ótimo livro, épico e nada cansativo: de leitura leve e que joga na história. =3

    Excelente resenha, parabéns! ^_~
    Kisus! =*

    ResponderExcluir
  3. Pra mim não é novidade nenhuma que você é especial. O seu talento me enche de orgulho, mesmo!
    Amei seu blog! Parabéns! O conteúdo então, fantástico!
    Sou sua fã de carteirinha!
    AVANTI minha pequena, seu vôo recém começa!
    Te amo ♥

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, brigada Bruno! Não precisa ter medo de encarar ele não, basta começar a ler pra você pegar o embalo e ir rapidinho. Boa leitura! :*

    ResponderExcluir
  5. Keyla, eu ainda não assistí a série mas é sempre bom ler os livros depois de assistir a algum filme/série baseado neles. Primeiro, porque é sempre bom pegar uns detalhes que não tem nessas versões, e segundo que ler antes de ver sempre deixa aquela sensação de "faltou alguma coisa". Eu cheguei a discutir a história com algumas amigas que só viram a série e a discussão foi bem completa, então creio que a série vem fazendo um ótimo trabalho mesmo!
    Brigada e boa leitura! :*

    ResponderExcluir
  6. Ana Maria, brigada ;_; <3 é sempre bom receber elogios de alguém que você admira, hahah!
    Te amo também ♥~ ótimo saber que você lê aqui!

    ResponderExcluir

Blog contents © The Neon Lightning 2012. Blogger Theme by Nymphont.